Desenvolvendo atividades neste novo cenário

Atualizado: Jun 29


Considerando o período de suspensão das aulas presenciais é de se esperar que professores, estudantes e familiares sintam-se ansiosos em relação ao seu retorno. Entretanto, o período exato de quando isso irá ocorrer segue incerto e é preciso reconhecer que não será possível dar conta de todo o conteúdo que havia sido planejado no início do ano. Conforme foi pontuado na introdução deste material, talvez o mais importante agora não seja saber exatamente quando as atividades escolares irão voltar ao "normal", e sim pensar em como esse retorno às aulas deve ser.


Este período tem sido complexo em âmbito coletivo e demanda uma reconexão conjunta e colaborativa.


Um estudo da Universidade de Harvard aponta que o novo coronavírus pode ocasionar distanciamento e quarentena prolongada ou alternada até 2022, o que torna ainda mais importante o planejamento contínuo de técnicas de ensino remoto e de formas de acolhimento no retorno à escola quando houver essa possibilidade. Confira a seguir algumas iniciativas que estão oferecendo apoio à educação durante a pandemia e recomendações de atividades para o retorno às aulas presenciais.


RECURSOS DE APOIO AO PROFESSOR


A plataforma Aprendendo Sempre é uma iniciativa de mais de 20 organizações sociais para apoiar de forma gratuita gestores educacionais, professores e famílias no aprendizado e no desenvolvimento dos estudantes durante a pandemia. Essa plataforma reúne uma curadoria de soluções e conteúdos pedagógicos alinhados à BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e recomendações para o bom uso de tecnologias que podem auxiliar a viabilizar o aprendizado a longo desse período.


A Nova Escola disponibilizou conteúdos gratuitos para ensino remoto e outros temas relacionados à pandemia para auxiliar nos desafios que estamos vivendo na Educação.


É importante salientar que, durante este período, além de todas as dificuldades que foram experienciadas, também surgiram muitos aprendizados importantes para crianças e adolescentes, e que merecem a reflexão. Muitos jovens exercitaram seu poder de resiliência, suas capacidades de adaptação, sua empatia e criatividade frente a este cenário desafiador. Como educadores, é possível auxiliá-los na compreensão de tudo o que está sendo vivido e orientá-los na criação de narrativas enriquecedoras de múltiplas formas.


Há uma frase muito difundida nas redes sociais que se aplica bem a esta necessidade: cuidar de quem cuida.


BAIXE O GUIA PRÁTICO VOLTA ÀS AULAS


Acompanhe nossas redes, estamos no Instagram e no Linkedin. Faça parte desse movimento e use a hashtag #AmeSuaMente.

8 visualizações

Acompanhe nossas redes sociais

  • Instagram
  • YouTube
  • LinkedIn - Black Circle

Faça parte desse movimento e use a hashtag #AmeSuaMente

Instituto Ame Sua Mente

Rua Marselhesa, 642

Vila Mariana, São Paulo, SP

CEP 04020-060

amesuamente@amesuamente.org.br