Atividades para a volta às aulas - Parte 1

Atividades escolares recomendadas após um período de crise


EDUCAÇÃO INFANTIL

- Incentive a encenação de brincadeiras com bonecos ou fantoches para que os alunos possam integrar as experiências vividas ao longo da pandemia.


- Peça às crianças que desenhem ou criem um mural em pequenos grupos supervisionadas por um adulto.


- Estimule as crianças a contarem histórias individualmente a um adulto para ajudá-las a verbalizar seus medos.


ENSINO FUNDAMENTAL I

- Disponibilize brinquedos que incentivem a reconstituição de experiências, como por exemplo bonecos.


- Estimule pequenos espetáculos de marionetes para que os alunos possam simbolizar o que aconteceu.


- Proponha rodas de conversa que abordem aspectos da pandemia e permita-se falar sobre seus próprios sentimentos, utilizando-se de bom senso e adequação.


- Proponha que os alunos troquem ideias e imaginem soluções criativas para lidar com questões do momento atual, como o isolamento social ou emoções desafiadoras.


- Desenvolva projetos como a criação de um álbum com fotos e recortes de revistas que simbolizem a época da pandemia.


- Estimule a produção de desenhos e a criação de histórias.


ENSINO FUNDAMENTAL II E ENSINO MÉDIO

- Facilite discussões em grupo sobre as experiências dos alunos durante a pandemia. Se possível, convide um profissional de saúde mental para ajudar os alunos a expressarem seus sentimentos de maneira segura e construtiva.


- Peça aos alunos que trabalhem em pequenos grupos para desenvolver um plano de ação para lidar com aspectos da pandemia (por exemplo, estratégias criativas para manter contato no caso de um novo isolamento, enviar cartas para pessoas da comunidade que estão solitárias ou se recuperando da doença, entre outras) pensando na própria família, escola ou comunidade onde vive.


SUGESTÕES DE ATIVIDADES POR DISCIPLINAS:

- Arte:

Possibilite que os alunos simbolizem suas experiências utilizando diferentes recursos: desenho, pintura, argila, escultura, etc.


- Língua Portuguesa:

Peça aos alunos que escrevam sobre suas experiências pessoais, em forma de história, poesia ou até mesmo um diário.


- Orientação educacional:

Discuta as reações emocionais relacionadas à pandemia e autocuidados que levam ao bem-estar.


- História:

Convide os alunos a pesquisarem sobre pandemias passadas. Quais foram os impactos? Como elas se resolveram? Que lições foram aprendidas? Quais as diferenças e semelhanças entre elas?


- Geografia:

Convide os alunos a reconhecer, ao redor do globo, como diferentes países foram impactados pela pandemia, buscando saber que medidas foram utilizadas para que tenham obtido esses resultados.


- Ciências e Biologia:

Proponha pesquisas e debates sobre a estrutura viral e como se produzem vacinas. Esses tópicos podem ser bastante simplificados para que sejam compreensíveis a todas as faixas etárias. Além disso, pode ser muito interessante que se proponha uma discussão acerca do que são evidências científicas. Nesse sentido, convidar um profissional que trabalhe em algum centro de pesquisa pode ser muito enriquecedor para seus alunos!


- Literatura:

Peça aos alunos que pesquisem obras literárias e poesia sobre outros períodos históricos de crise e trauma.


- Matemática:

Crie problemas relacionados a medidas para contenção da pandemia e às consequências econômicas de um período de crise como esse.


Leia a segunda parte do texto aqui, e a terceira parte aqui.


Há uma frase muito difundida nas redes sociais que se aplica bem a esta necessidade: cuidar de quem cuida.


BAIXE O GUIA PRÁTICO VOLTA ÀS AULAS


Acompanhe nossas redes, estamos no Instagram e no Linkedin. Faça parte desse movimento e use a hashtag #AmeSuaMente.

207 visualizações

Acompanhe nossas redes sociais

  • Instagram
  • YouTube
  • LinkedIn - Black Circle

Faça parte desse movimento e use a hashtag #AmeSuaMente

Instituto Ame Sua Mente

Rua Marselhesa, 642

Vila Mariana, São Paulo, SP

CEP 04020-060

amesuamente@amesuamente.org.br