
Atividades para a volta às aulas - Parte 3
Atualizado: 30 de jun. de 2020
Atividades escolares recomendadas após um período de crise

Propostas de atividades escritas
Atividade 1: Crônicas sobre a pandemia
Público-alvo: estudantes do Ensino Médio
Tempo de duração: 1h15
Objetivo: Auxiliar os alunos a refletirem e a criarem
as suas narrativas sobre o período da pandemia
Parte 1:
Escolha uma crônica de sua preferência e leia-a em voz alta com os alunos. Se possível, disponibilize uma cópia impressa para cada um. Uma sugestão, é a crônica "Daniel"19, escrita por Antônio Prata dias antes do nascimento do seu segundo filho. Nesse texto, o autor apresenta como é o mundo para alguém que ainda o desconhece, indicando suas preferências e também dando alguns conselhos para essa "chegada".
O site Portal da Crônica Brasileira possui um acervo online com diversos textos de autores como Clarice Lispector, Rubem Braga, Fernando Sabino e Rachel de Queiroz. Acesse o link.
Parte 2:
Proponha uma atividade que os alunos produzam um texto que retrate o período da pandemia da COVID-19. Peça a eles que imaginem que alguém lerá essa crônica no futuro - quem sabe até mesmo um familiar? Reforce que eles estão vivenciando um período histórico repleto de peculiaridades que merece ser retratado por meio de palavras. Antes de os alunos começarem a produção escrita, faça uma breve discussão com estudantes sobre quais são os principais temas que merecem ser contemplados.
Características:
- O fator principal que define a crônica é sua temática: crônicas abordam assuntos vinculados ao cotidiano das cidades.
- Um bom cronista é aquele que narra situações banais sob uma ótica particular e criativa.
- É comum que esse tipo de texto tenha marcas claras de humor.
- A linguagem da crônica costuma ser coloquial e simples. A leveza na linguagem é típica do gênero.
- Normalmente, as crônicas são publicadas em jornais, revistas e blogs
Atividade 2: Minha história sobre a pandemia
Público-alvo: estudantes do Ensino Fundamental I
Tempo de duração: 1h15
Objetivo: Auxiliar os alunos a refletirem e a criarem as suas narrativas sobre o período da pandemia
A Fundação Lego (Lego Foundation) disponibilizou um livro digital gratuito traduzido para diversos idiomas (incluindo o português) que conta a história de seis crianças que moram em diferentes lugares do mundo e que estão enfrentando o fechamento de escolas por causa da pandemia. Cada história fala sobre os desafios vivenciados e transmite uma mensagem de esperança ao final.

Parte 1:
Leia o livro em voz alta com as crianças.
Parte 2:
Em uma roda, pergunte a elas o que acharam da história e como se sentiram
quando a escola estava fechada.
Parte 3:
Peça que cada um crie uma pequena história sobre como foi esse período e
que faça um desenho. Ao final, reúna todas as produções e faça um livro da
turma sobre esse período de isolamento social.
Atividades artísticas
Introdução
Os benefícios de diversas manifestações da arte nos cuidados com a saúde mental têm sido alvo de estudo de diversos autores. Na abordagem de Carl Gustav Jung, psiquiatra e psicólogo suíço, o homem é guiado por símbolos e a arte seria uma maneira de compreender e resolver estados afetivos conflituosos. Já para Carl Rogers, psicólogo norte-americano de abordagem humanista, a criatividade é uma forma de experienciar emoções não conscientes que podem ser transformadas. A arte, portanto, é uma forma de possibilitar
com que se entre em contato com as emoções, que nem sempre conseguem ser expressas com facilidade pelas palavras.
Atividade 1: Retratos do ano 2000
Público-alvo: estudantes do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio
Tempo de duração: 2h
Objetivo: Estimular a manifestação artística para a construção de significados do período pós pandemia
Há mais de 100 anos, o artista francês Jean-Marc Cote retratou uma série de situações que mostram como ele imaginava que seria o ano 2000. Confira algumas delas:

Parte 1:
Apresente as imagens aos alunos e contextualize o período em que elas foram
produzidas
Parte 2:
Peça aos alunos que imaginem como será o mundo daqui a 100 anos, assim
como fez o artista francês. Incentive que pensem em possíveis mudanças que a
pandemia pode trazer para a sociedade e que, então, produzam desenhos
simbolizando como seria esse período.
Leia a primeira parte do texto aqui, e a a segunda parte do texto aqui.
Há uma frase muito difundida nas redes sociais que se aplica bem a esta necessidade: cuidar de quem cuida.
BAIXE O GUIA PRÁTICO VOLTA ÀS AULAS
Acompanhe nossas redes, estamos no Instagram e no Linkedin. Faça parte desse movimento e use a hashtag #AmeSuaMente.