Aprendizagem socioemocional
Atualizado: 29 de Jun de 2020

Texto: Henrique Akiba
Neste cenário incerto da pandemia, o aprendizado de competências socioemocionais será crucial para engajar novamente os alunos, apoiar pais e professores, reconstruir relações e restabelecer o aprendizado. Esta mudança sem precedentes pode propiciar uma experiência de aprendizado única, com impacto profundo e duradouro sobre o aprendizado emocional, social e acadêmico de nossos alunos. É um momento para toda a comunidade escolar trabalhar de maneira conjunta para aprimorar suas competências sociais e emocionais.
O que são competências socioemocionais?
Desde a introdução dos seus princípios, o aprendizado de competências
socioemocionais vem sido descrito por diferentes teorias. A mais disseminada é o modelo da Colaboração pelo Aprendizado Acadêmico, Social e Emocional (CASEL), centrado no desenvolvimento de cinco competências interrelacionadas de natureza cognitiva, afetiva e
comportamental: autoconhecimento, autocontrole, tomada de decisão responsável, habilidades sociais e consciência social.
“O aprendizado de competências socioemocionais seria o processo pelo qual crianças, jovens e adultos adquirem e aplicam de maneira efetiva o conhecimento, atitudes e habilidades necessárias para entender e gerenciar emoções, traçam e atingem metas, sentem e demonstram empatia pelos outros, estabelecem e mantêm relações
positivas e tomam decisões responsáveis” (CASEL).
Tais competências são essenciais para o desenvolvimento humano com profundo impacto sobre o sucesso escolar, promovendo melhora nas habilidades cognitivas, interpessoais, intrapessoais e abrangendo toda a comunidade escolar.

Autoconhecimento:
A habilidade de reconhecer precisamente as próprias emoções e pensamentos, bem como sua influência sobre o comportamento, isso inclui avaliar de maneira precisa as próprias forças e limitações e possuir um senso bem embasado de confiança e otimismo.
Autocontrole:
a habilidade de regular suas próprias emoções, pensamentos e comportamentos eficientemente em diferentes situações; isso inclui gerenciamento de estresse, controle de impulsos, automotivação, planejamento e esforço para atingir metas pessoais e acadêmicas.
Consciência Social:
a habilidade de tomar a perspectiva de outrem e empatizar com pessoas de múltiplas culturas e histórias de vida. Entender normas éticas e sociais para comportar-se e reconhecer os recursos e apoio da família, escola e comunidade.
Habilidades sociais:
a habilidade de estabelecer e manter relações saudáveis e recompensadoras com indivíduos e grupos diversos. Isso inclui a capacidade de se comunicar com clareza, escutar ativamente,
cooperar, resistir à pressão social inadequada, negociar conflitos de forma construtiva, e buscar e oferecer ajuda quando necessário.
Tomada de Decisão Responsável:
a habilidade de fazer escolhas construtivas e respeitosas sobre o comportamento pessoal e interações sociais baseando-se na consideração de padrões éticos, questões de segurança, normas sociais, e a avaliação realista das consequências de várias ações sobre o bem-estar próprio e o de outras pessoas.
A seguir serão apresentadas algumas sugestões de atividades para sala de aula envolvendo o aprendizado de competências socioemocionais.
Inteligência emocional é a habilidade de monitorar seus próprios sentimentos e os de outras pessoas, discriminá-los entre si e usar essa informação para guiar seu pensamento. O método RULER (sigla para as palavras inglesas recognize, understand, label, express e regulate) é uma abordagem baseada em evidências desenvolvida no Centro de Inteligência Emocional de Yale e se centra em cinco aspectos:
01. Reconhecer emoções em si mesmo e nos outros
02. Compreender as causas e consequências das emoções
03. Nomear as emoções corretamente
04. Expressar emoções apropriadamente
05. Regular emoções eficientemente
Atividade 1: O Manuscrito da Inteligência Emocional
Objetivo: O objetivo do Manuscrito da Inteligência Emocional é estabelecer um senso de segurança psicológica na escola. Ao contrário das regras da sala, o Manuscrito é uma visão que todas as pessoas da escola ou na sala de aula compartilham sobre o ambiente de aprendizagem.
Roteiro:
Em um cartaz, escreva as três seções abaixo.
1. Como você quer se sentir na escola e trabalhando com seus colegas?
- Peça às pessoas que listem individualmente os três sentimentos que mais querem ter todos os dias na sua escola.
- Em seguida, peça que trabalhem juntos em grupo para definir os três sentimentos mais importantes do grupo.
Algumas dicas:
- Registre os termos de sentimentos que surgem e examine as frequências com que aparecem.
- Classifique os termos em grupos ou “famílias” de sentimentos e identifique semelhanças entre eles (por exemplo: apoiado, reconhecido, respeitado). Então, escolha os termos que melhor representem cada família.
- Anote os seus três sentimentos mais importantes em uma folha de papel.
2. Para experimentar esses sentimentos de modo consistente e criar um ambiente positivo para o treinamento, nós vamos:
- Descrever a “aparência” que cada um desses sentimentos terá no ambiente escolar. Use a abordagem SMART (do inglês Specific, Measurable, Achievable, Timely, isto é, específica, mensurável, realizável, relevante e oportuna) para descrever os comportamentos associados a cada sentimento.
Exemplo:
- Sentimento: respeitado
- Comportamento Não SMART: “Reduza a verificação de celular/email durante a aula”.
- Comportamento SMART: “Use 5 minutos de cada pausa para conferir o celular.
- Cada sentimento deve ser representado por ao menos um comportamento .
3. Quando não conseguirmos acompanhar o Manuscrito, lidaremos com sentimentos desagradáveis, desentendimentos e conflitos da seguinte forma:
- Em seus grupos, descrevam como vocês lidarão com desentendimentos, conflitos e sentimentos desagradáveis que possam surgir. Novamente, use a abordagem SMART.
Exemplo:
-Resposta Não SMART: “concordem em discordar”.
- Resposta SMART: “escutem e considerem o ponto de vista de cada pessoa”. Peça aos alunos que compartilhem suas ideias:
-Quais sentimentos os membros do seu grupo querem ter?
-Quais comportamentos observáveis você demonstra para ter esses sentimentos
durante o nosso tempo juntos, hoje?
- Quais estratégias você escolheu para gerenciar conflitos?
Algumas dicas:
- O foco da atividade devem ser os sentimentos, não as regras.
-Dê a cada membro da comunidade o direito a voz na criação do Manuscrito.
-Ajude os alunos a começarem a entender que eles têm escolhas quando se trata dos seus sentimentos.
-Ajude os alunos a começarem a reconhecer estratégias para terem sentimentos mais agradáveis.
-Dê uma oportunidade para planejar com antecedência como os conflitos podem ser resolvidos.
-Revisões do Manuscrito podem acontecer, conforme necessário, e em momentos pré-combinados ao longo do ano letivo.
-Os membros da equipe de funcionários podem criar seu próprio Manuscrito.
Atividade 2: O Medidor de Humor
Objetivo: O objetivo do medidor de humor é favorecer o reconhecimento,
compreensão, definição, expressão e regulação das emoções individuais. A perspectiva
é que ele esteja perfeitamente integrado à rotina escolar, fazendo parte das reuniões
matinais e atualizando-se diariamente.

Roteiro:
Alunos e professores vão medir o seu humor diariamente e responder
às seguintes perguntas:
- Reconhecimento: Onde estou no medidor de humor?
- Compreensão: O que me levou a me sentir assim?
- Definição: Que termo de sentimento melhor descreve o que estou sentindo?
- Expressão: Como os outros saberão que estou me sentindo assim?
- Regulação: Que estratégia usarei para mudar ou manter meu humor atual?
Algumas dicas:
- Planejar aulas com o intuito de gerar o humor apropriado para cada atividade e conteúdo.
- Fazer um acompanhamento semanal e diário no início e final do dia ou após reuniões relacionadas ao conteúdo.
Atividade 3: O Diagrama Azul
Objetivo: O diagrama azul é uma ferramenta para a construção de empatia e ensino da
aceitação de pontos de vista alheios. É muito útil para processar e resolver conflitos
individuais e entre grupos; no planejamento de uma conversa de resolução de
problemas; bem como na análise de perspectivas e motivações de personagens em
atividades relacionadas à alfabetização e à interpretação de texto.

Dicas de leitura
A Associação Nova Escola produziu em 2018 um livro digital gratuito sobre as competências socioemocionais. O conteúdo aborda temas para a prevenção de problemas nos âmbitos social e emocional na comunidade escolar.
Há uma frase muito difundida nas redes sociais que se aplica bem a esta necessidade: cuidar de quem cuida.
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